-
Arquitetos: Flipê Arquitetura
- Área: 75 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Design Supplier, Dpot Objeto, Fernando Jaeger, Flipê Decór, Jader Almeida, Jessica Diskin, Líder Interiores, Neobambu, Poltrona Rolos, Rede Flipê decór, Superfici Revestimentos, Telha Norte Construção
Descrição enviada pela equipe de projeto. O contraste do passado, que define bem suas formas e funções, e um futuro de possibilidades. Grandes intervenções de reforma, um edifício com planta original, com muitas setorizações e uma nova demanda de reforma completa e transformação totais. A cliente jovem buscava integrar toda a planta e otimizar ao máximo seu espaço, desse modo muitas intervenções foram feitas na planta original, que mudou de forma por completo. Quarto de serviço se transformou em lavabo. Cozinha e área de serviço foram integradas e transformadas em um único espaço integrado com sala de estar e jantar.
A nova planta e forma são universo de possibilidade, permitindo que os usuários se empoderem e se apropriem do todo, como é e como pode vir a ser. Trazendo uma arquitetura que não define o espaço e delimita-o, mas que possa ser modificado pelo uso e que atenda as demandas de um mundo e de um Ser moderno em constante mudança. Os elementos preexistentes foram incorporados como partido e elementos principais de projeto. A viga que permeia a sala rege o alinhamento do painel ripado, além da iluminação que foi instalada na lateral da estrutura, se apropriando da mesma e gerando novos significados para um elemento desafiador esteticamente no ambiente. Ainda por decorrência dessa estrutura original, nos painéis, que surgiram como solução da parede de entrada, se mimetizam porta do hall principal e porta de serviço na mesma parede.
A personalidade da cliente pede elementos claros e limpos, o que determina a predominância do branco e cinza de forma delicada no ambiente social, mas que é interrompido por pontos de imprevisibilidade e aconchego. O piso de madeira se torna ´caixa´ no home, com revestimento de paredes e forro, cria um espaço aconchegante e íntimo, que contrasta e valoriza a base neutra e clara. Como mais um ponto de imprevisibilidade, temos o lavabo único e surpreendente. Pintado a mão pela artista Jessica Diskin e com uma iluminação indireta que vem do Neon rosa Pink.